Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Sobrinho do Mago (As Crônicas de Nárnia#01), de C.S Lewis

AsCronicasDeNarniaOSobrinhoDoMago
Título original:  The Magician's Nephew
Autor: C.S Lewis
Editora: WMF MartinsFontes.
Páginas: 184
Sinopse:
A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
        Há duas ordens de leitura para os livros das Crônicas de Nárnia. Há a Ordem de Publicação e a Ordem Cronológica. Na Ordem Cronológica "O Sobrinho do Mago" é o primeiro livro, e é por ele que decidi começar a leitura.

        Numa época em que Sherlock Holmes ainda andava por Baker Street, vivia em Londres um garoto de 7 anos chamado Digory que foi mandado para viver com seus tios junto com a mãe depois desta ter caído enferma, ao lado da casa de Digory vivia uma garota de 11 anos chamada Polly. Digory e Polly se metem em muitas aventuras que culminam com a criação de Nárnia, mas as estórias ainda não terminam aí, pois Digory ainda precisa se redimir do erro de ter levado o mau ( Feiticeira Branca ou Jadis, seu nome verdadeiro) até Nárnia ...

        O livro tráz uma forte mensagem de amizade, lealdade e dignidade, muitas vezes demonstradas pelas atitudes de Digory. Digory é um menino muito esperto, curioso e com um forte senso de lealdade, no entando, o mesmo não pode ser dito de seu tio, tio André, ele é egoísta e é capaz de muitas coisas para conseguir poder, inclusive de colocar Digory e Polly em perigo. Pois foi por conta de uma armadilha de tio André que Digory e Polly foram parar no "Bosque Entre os Mundos".

        Tio André havia descoberto um meio de viajar entre os mundos, porém não era corajoso o bastante para tentá-lo, portanto engana Polly e a transporta para outro mundo e Digory se vê na obrigação de segui-la. Porém, o que tio André acreditava ser outro mundo na verdade era o "Bosque Entre os Mundos".

        Após pisar em um lugar completamente novo Digory vê sua curiosidade e sua sede de conhecimento aguçadas, fato que gera diversas discussões entre ele e Polly e quase abala a bela amizade começava a crescer entre as crianças, bom ... eu disse "quase" porque, claro, crianças simplesmente não conseguem guardar rancores.

        Durante várias idas e vindas entre os mundos, Nárnia é criada. Nárnia é descrita como um mundo mágico, um lugar em que os filhos dessa terra são puros de coração e ainda não conheceram a maldade e o egoísmo. Um mundo que nem todos tem o privilégio de entender e entre essas pessoas esta tio André, que com sua personalidade egoísta e sedenta por poder não consegue ver a beleza de Nárnia, assim, onde há o lindo canto de um Leão ele apenas ouve rugidos e onde há o riso de um elefente ele só vê o prenuncio de um ataque. Sendo assim, os animais de Nárnia também não conseguiam entendê-lo o que gera uma das cenas mais engraçadas do livro, quando os animais tentam entender que ser estranho era aquela criatura que não fala e que tombava como uma árvore - modo como interpretaram o desmaio de tio André.

        Para quem viu o filme "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" seria interessante ler O Sobrinho do Mago pois nele descobrimos como "O guarda-roupa" teve origem e como este objeto mágico veio para no nosso mundo.

        Recomendo essa série pra todos, sejam crianças ou adultos. Para pais, essa é uma ótima dica de leitura para você ler antes de seu filho dormir.

as-cronicas-de-narnia-o-sobrinho-do-mago-horz

Nenhum comentário:

Postar um comentário