Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pedaços de Céu, de Marianne Willman

1020327
Título Original: Pieces of Sky
Autora: Marianne Willman
Editora: Nova Cultural
Coleção: Classico da Literatura Romântica
Sinopse:
No Oeste hostil, a paixão impossível entre um guerreiro indígena e uma mulher branca.
Surgido em meio à tempestade, Raio Prateado trazia na pele as tintas coloridas que denunciavam a selvageria do guerreiro comanche. Na fazenda isolada, Norah recuou, em pânico. Estava diante de um bárbaro que lhe lançava olhares que oscilavam entre a volúpia e o desejo de vingança. Ele viera disposto a submetê-la a seus caprichos de homem para vingar o sofrido povo indígena do Arizona e seu maior prazer seria arrancar gemidos de prazer da mulher de seu maior inimigo!
Uma humilhação a que Norah não queria se submeter, um delírio ao qual não poderia escapar!
O conflito inexorável entre os anseios do povo indígena e os interesses de uma nação jovem e em expansão envolvendo a paixão devastadora de uma mulher branca e um mestiço.
        Me emocionei muito com esse livro! Nossa! como a mocinha sofre. Em mais de 200 páginas nossa mocinha paga todos os pecados que já cometeu, os que ainda vai cometer e ainda sobra alguns pra cometer em mais 2 ou 3 reencarnações.

        Norah vivia a vida pacata de uma professora numa sociedade sem muito entusiasmo. Sempre cheia de sonhos românticos que consistia em formar uma família amorosa, com um marido dedicado e muitos filhos, é com muita esperança nesses sonhos que Norah aceita se corresponder com um homem que seu amigo padre lhe indica como um ótimo partido. E é assim que Norah chega em Greenwood prometida à Abner Slade.

        Só que em sua chegada não é Abner que Norah encontra e sim o homem que residiria em seus sonhos desse momento em diante.

        O sargento LeBeau é um homem que vive dividido em dois mundos, com uma mãe índia e um pai branco, LeBeau viveu sua infância na aldeia e sua mocidade na cidade pra receber a educação que seu pai queria e desde então LeBeau vive dividido entre o que aprendeu nas escolas e entre sua fidelidade ao povo indígena. Assim o sargento vive em um constante conflito interno sem saber exatamente quem é e o quê seguir. É durante esse período que LaBeau coloca os olhos na linda moça branca e refinada que chega em Greenwood e que logo descobre que é a noiva de homem que mais odeia.

        No início, a relação entre o sargento e Norah é conturbada. Norah não entende porque LaBeau à trata com tanto desprezo. LaBeau tentava se convencer de que Norah era tudo que ele menos queria em uma mulher: era branca, refinada, não sabia como se comportar em um lugar como Greenwood e que precisava toda hora de cuidados, mas mesmo tentando se convencer que irritação era o única coisa que Norah causava nele, LaBeau não foi indiferente ao olhar apaixonante dela.

        Os meses se passam e o noivo de Norah não vai procurá-la e sua atração por LaBeau aumenta.

        Um belo dia seu prometido aparece e Norah percebe como foi tola ao não notar nas cartas trocadas entre eles o homem desprezível que era.

        Nesse momento há uma mudança na história. A vida de Norah ao lado do marido é miserável. Gente! Como ela sofre!!!! E aos poucos o brilho vivaz que Norah tinha no olhar vai se perdendo assim como seus sonhos. Também há uma grande mudança na vida do sargento LaBeau que por conta de um conflito entre índios e brancos, é obrigado a escolher um lado e nosse momento ele deixa de ser o sargento LaBeau e começa a atender pelo nome de "Raio Prateado". kkkkkkkkkkkkkkkk os nomes dos índios são ótimos! Nossa mocinha recebe o nome de "Lua-que-Enfrenta-as-Águas".

        Em um certo momento a "raiva" de Raio é dirigida à Norah e ela é sequestrada, mas Raio não sabia que se Norah fosse perguntada se queria ir com ele, ela iria por espontânea vontade ... E em um certo momento Raio finalmente descobre a violência com que o marido de Norah a tratava, - pô! mas isso demorou eehmm!

        Os momentos na aldeia são os mais felizes de Norah durante o livro. Embora em vários momentos ambos tentem tomar atitudes para tentar se preservar, o que acaba sendo mal interpretado pela outra parte como um ato de desinteresse pelo outro.

        Em meio à um conflito entre brancos e índios Raio não acredita que possa ter algo a oferecer à Norah e acredita ser o grande culpado pelo mal que Norah passou, e assim Raio manda Norah deixar a aldeia e voltar pra cidade.... Na boa!!!!! Esse Raio deve ter fumado muito cachimbo da paz na aldeia!!! Ele manda Norah de volta pra cidade, pra perto do marido que à maltratava!!! Para um ambiente onde vão tratá-la como uma mulher qualquer, por ela ter passado mais de três anos com os índios! E mesmo assim ele acha que ela ficaria melhor lá do que com ele! Patetão! Isso mão é mais nem isso não é mais nem baixa auto-estima, é …. sei lá o quê. Esse cara estava precisando ler um livro de auto-ajuda, para melhorar a auto-estima!!! aah e não é preciso ter grande imaginação pra descobrir o que acontece, né!!! O marido vai atrás dela! Lógico!

        É notável a mudança de Norah ao decorrer das páginas. Ela se torna, não só a mulher que gostaria ao aprender a montar à cavalo e a viver em um ambiente seco, mas torná-se uma mulher de fibra, de grande coragem e lutadora.

        Uma amiga me indicou esse livro, a Simone, e ela disse que o final foi o que fez ela nunca mais esquecer esse livro.

        Várias situações se colocam entre o amor dos mocinhos, não há apenas um vilão que impede a união entre eles. A escritora cria várias situações que não nos deixam perder o interesse no livro. Só tive a impressão que no final a história foi prolongada com pequenas conclusões desnecessárias, mas isso pode ter sido apenas minha impressão, porque depois de ver Norah passar por tanto sofrimento, eu queria ver o reencontro dos dois e ver finalmente o final que a Simone me falou.

        O final realmente não me decepcionou! Geralmente me incomodo quando é a mocinha quem vai atrás do mocinho no fim do livro, mas nesse caso não tive como reclamar. Depois de tanta luta, Raio não tinha a confiança de que poderia oferecer algo à Norah e assim a iniciativa do reencontro teve que partir dela.

        Peço perdão por ter escrito tanto spoiler. É que com a quantidade de emoção que tive ao ler esse livro eu precisava falar sobre ele e sobre suas personagens.

        Bom ... depois de tantas lágrimas, agora eu vou desesperadamente procurar um romance bem humorado! Estou precisando. rsrsrsrsrrsrsr

        Obrigada Simone, pela indicação do livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário